Cifra Club

15 músicas de São João para tocar hoje

Quer saber como celebrar o mês de São João? Aprenda a tocar as melhores músicas de Festa Junina no violão!

Com a chegada das festas juninas, já começamos a pensar nos preparativos, e com certeza as músicas são parte importante! Por isso, hoje separamos algumas músicas de São João que não podem faltar no seu repertório desse mês.

Lugar a céu aberto decorado com enfeites temáticos de Festa Junina
Aprenda a tocar sucessos das festas juninas e celebre com seus amigos (Foto: Reprodução/PxHere)

Portanto, prepare-se para aprender essas canções, ensaiar bastante e fazer bonito na hora da sua apresentação! Afine seu instrumento e vem com a gente nessa!

Músicas de Festa Junina para seu repertório

Entre as faixas que listaremos, algumas são mais simples e outras mais complexas. Mas sem pânico, pois você também pode conferir dicas facilitadoras que te farão sem canseiras.

Veja algumas das canções que separamos:

  • Asa Branca
  • Esperando Na Janela
  • Isso Aqui Tá Bom Demais
  • Xote da Alegria
  • Sebastiana
  • O Xote das Meninas

E muito mais!

1. Asa Branca – Luiz Gonzaga

A introdução de Asa Branca conta com um solo. Treine quantas repetições precisar para pegar a melodia. Em seguida, para fazer o ritmo, toque os bordões e dê uma puxada nas três primeiras cordas, de acordo com cada shape. Ao todo, são 7 acordes, incluindo apenas uma pestana. Porém, os shapes de D7/F# e F/A também podem trazer certa dificuldade. Saiba mais detalhes de cada parte acessando nossa videoaula:

2. Esperando Na Janela – Gilberto Gil

Os solos de Esperando Na Janela aparecem na introdução e no final da música. Assim como na canção anterior, o ritmo também é dedilhado, então atente-se aos bordões e às variações na levada. No total, temos 9 acordes, sendo 5 deles com pestana. Assista ao passo a passo na videoaula a seguir:


3. Isso Aqui Tá Bom Demais – Dominguinhos

Para tocar Isso Aqui Tá Bom Demais, você precisa de apenas 6 acordes, sendo apenas 2 com pestana. A música é bem curtinha e pode ser dividida em duas partes. A primeira conta com apenas 3 acordes: G, D e A7. Já na segunda, é preciso tomar cuidado com as transições de acordes, pois elas são mais dinâmicas.

4. Xote da Alegria – Falamansa

Xote da Alegria é uma das melhores músicas de Festa Junina atuais! Essa canção vai exigir bastante da sua técnica de pestanas, pois todos os 6 acordes aqui estão nessa forma. Sendo assim, pratique bastante a resistência da sua mão esquerda (a direita para canhotos) para conseguir tocar até o final. O ritmo é padrão do começo ao fim, mas há passagens em que será dividido entre mais de um acorde.

5. Sebastiana – Gilberto Gil

Sebastiana é uma boa indicação para você que está iniciando os estudos no violão e está em busca de músicas infantis de São João! Essa canção conta com apenas 3 acordes e nenhuma pestana. São eles: C, D7 e G. Tente tocar e ouvir a música ao mesmo tempo para se habituar com a levada!

6. Xote Das Meninas – Luiz Gonzaga

Em Xote Das Meninas, temos diversas passagens onde o ritmo será dividido entre os acordes. Treine bem esses versos para não se perder e tenha cuidado também com as pausas que ocorrem em alguns momentos. A cifra possui 11 acordes, e somente um deles está em forma de pestana. Que tal acrescentar essa faixa na sua seleção de músicas de Festa Junina antigas?

7. O Sanfoneiro Só Tocava Isso – Tonico e Tinoco

A introdução de O Sanfoneiro Só Tocava Isso tem um solo. Para tocá-lo, você precisa saber algumas técnicas, como slide. A música é composta por apenas 3 acordes: A, Bm e E7. Pratique as transições entre eles e principalmente o solo, que é uma parte bem marcante da canção e que aparece mais de uma vez.

Muito animador aprender essas músicas de São João, né?! Antes de continuar a nossa lista, aqui vai uma dica especial: conheça o curso de violão do Cifra Club Academy e evolua musicalmente!

Curso de violão do Cifra Club Academy

8. Chegou a Hora da Fogueira – Lamartine Babo

Mais uma das melhores músicas de São João antigas, Chegou a Hora da Fogueira exige bastante prática das transições entre os acordes. O ritmo será dividido entre eles em diversos momentos. Por isso, treine para não perder o tempo da música. Ao todo, temos 7 acordes, e 2 deles estão em forma de pestana: F e G7.

9. Frevo Mulher – Zé Ramalho

Em Frevo Mulher, temos 9 acordes, sendo que 2 têm pestana (Bm e F). Na introdução, no meio e no final da canção, os shapes de Bm e C ficam se repetindo por diversas vezes. O ponto de atenção está em saber o tempo exato das trocas de acordes durante as passagens. Portanto, tente ouvir a música e acompanhar a cifra enquanto toca.

10. Ai Que Saudade D’Ocê – Alceu Valença

A primeira parte de Ai Que Saudade D’Ocê é tocada com dedilhado. Já na segunda parte da música, entram as batidas, e o ritmo acelera. Alguns dos 11 acordes são mais simples, como A e E, e outros mais complexos, como B/D# e E/G#, além das 3 pestanas.

11. Cai Cai, Balão – Músicas Infantis

O solo de Cai Cai, Balão aparece na introdução e é bem simples. Treine quantas repetições precisar até fixar bem a melodia. A parte cantada é pequena e conta com apenas 3 acordes: C, F e G.

12. São João na Roça – Luiz Gonzaga

São João na Roça pode ser dividida em duas partes, para facilitar os estudos. Na primeira, as trocas de acordes são mais dinâmicas, exigindo maior atenção. Já na segunda, a batida é tocada uma vez em cada shape. Essa cifra possui 9 acordes, e somente 2 têm pestana.

13. Festa do Interior – Gal Costa

Festa do Interior conta com algumas passagens, nos finais e no meio dos versos, onde o ritmo será dividido entre mais de um acorde. Por isso, treine cada parte com calma para pegar a levada. Ouvir a música com mais atenção a esses pontos pode te ajudar na percepção. Ao todo, temos 14 acordes, e 5 deles possuem pestana.

14. Naquele São João – Trio Nordestino

Se você está fugindo das pestanas, Naquele São João é uma boa pedida, pois não há acordes com esse fundamento. Na maior parte do tempo, o ritmo é tocado uma vez em cada shape, mas há exceções. No total, temos 6 acordes, mas na segunda parte são utilizados apenas E e Am.

15.  Colo de Menina – Rastapé

Na primeira parte de Colo de Menina, há uma variação nos finais dos versos, onde aparecem os acordes G e A. Além disso, em alguns momentos o ritmo será dividido entre mais de um acorde. Portanto, atente-se para não perder o tempo – para isso, faça as transições conforme a cifra da canção. São somente 5 acordes e 2 pestanas (Bm e F#m).

Gostou da nossa seleção de músicas de São João? Esperamos que tenha te dado aquela ajudinha para montar seu repertório!

Para continuar aprendendo e evoluindo ainda mais, acesse agora o curso de violão do Cifra Club Academy e faça a sua inscrição! Assim, você aprimorará seus conhecimentos, conhecendo novos acordes, técnicas, ritmos e muito mais com os melhores professores instrutores!

E, claro, por um preço acessível para você assistir às aulas de onde e quando quiser. Não fique de fora!

Curso de violão do Cifra Club Academy
Foto de Ana Julia Santos

Ana Julia Santos

Publicitária, cantora, compositora e instrumentista. Toca violão, guitarra, ukulele, baixo e teclado. Apaixonada por música e criatividade.

Leia também

Ver mais posts

Cifra Club Pro

Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
Cifra Club Pro
Aproveite o Cifra Club com benefícios exclusivos e sem anúncios
OK